Programa de Integridade da Nova


Acesse aqui

nossa cartilha do programa de integridade

O Programa de Integridade é construído a partir das normas e procedimentos do nosso Código de Integridade.

A compreensão dos termos deste Código e o incentivo de suas práticas serão realizados por diversas ações, entre elas a realização de treinamentos periódicos conduzidos pelo gerente de Integridade, auxiliado pelo Comitê de Ética. Os treinamentos e ações de fixação dos valores éticos da Nova abordarão aspectos de todo o Programa de Integridade.

Para que tomem conhecimento dos seus termos será entregue cópia do Código de Integridade a todos os colaboradores, dos quais será exigida a assinatura do termo de Conhecimento e Adesão. O Código também ficará disponível no site da Nova.

Este Código será constantemente aprimorado, visando garantir a sua efetividade e, de modo geral, a efetividade do Programa de Integridade da Nova.


Acesse aqui

nossa política de privacidade e proteção de dados

A Nova não oferecerá benefícios ou nenhuma outra forma de favorecimento a clientes que integrem a Administração Pública, exceto material promocional de divulgação da Nova. 

Nos casos de despesas com material promocional oferecido a funcionários da Administração Pública, estas devem ser registradas e observados os limites da legislação. Brindes devem ser distribuídos de forma generalizada, a título de cortesia, com o intuito de propagar e divulgar a marca de forma habitual, por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas.

O Comitê de Ética deve sempre ser informado e, em caso de dúvida, consulte-o previamente para a validação da oferta.

O conflito de interesses ocorre quando o colaborador se confronta com situações em que o interesse particular se contrapõe ao interesse da empresa ou passa a influir em suas decisões para com a empresa.

O Programa de Integridade da Nova recomenda que os interesses pessoais dos colaboradores não interfiram no desempenho profissional de suas atividades.

Para evitar as situações de conflito de interesses, devem ser observadas as seguintes recomendações:

  • Não prestar serviços ou fornecer auxílio financeiro indevido a fornecedores, parceiros e concorrentes da Nova.
  • Não aceitar de fornecedores, clientes, parceiros ou concorrentes nenhum valor, presente ou vantagem vinculada a uma ação em função da sua atividade exercida na Nova.
  • Não participar de eventos de mercado promovidos por fornecedores ou concorrentes sem o conhecimento e a autorização da Diretoria.

Colaboradores que tenham parentesco com agentes públicos com poder decisório no âmbito de negócios da Nova deverão abster-se de participar das atividades relacionadas à contratação da empresa pelo órgão público ao qual pertença seu familiar.

Mesmo tomando todos os cuidados sabemos que situações de conflito de interesses podem ocorrer. Quando acontecer, ou quando houver dúvida sobre o fato ocorrido, o colaborador tem à sua disposição para consultas o Comitê de Ética, capitaneado pelo gerente de Integridade Corporativa, que poderá auxiliar na solução da situação.

Membros do Comitê de Ética e Privacidade

Otavio Augusto Venturini de Sousa - Presidente do Comitê de Ética.

Beatriz de Carvalho Pereira - Escolhida pelos colaboradores da Nova.

Ana Cristina Gonçalves Oliveira -  Representante da filial de Brasília.

Cristina Gutemberg Lima Silva -  Representante da filial de Brasília.

Ernane Costa Coelho - Escolhido pelos Colaboradores.

Célia Regina Barbosa Alves - Representante da filial de Cuiabá.

Virginia Lucia do Vale Lencastre - Representante da filial do Rio de Janeiro.