Empresa Pró-Etica 2017

Nova/sb é Pró-Ética. De novo. Pela segunda vez consecutiva, a agência recebe o selo da premiação que reconhece as empresas com melhores práticas no combate à corrupção.

A nova/sb recebeu, nesta quarta-feira (6/12), o selo Empresa Pró-Ética, uma iniciativa conjunta do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e do Instituto Ethos, que promove o reconhecimento público de empresas efetivamente comprometidas com a integridade, a transparência, a prevenção e o combate à corrupção no ambiente corporativo.

A cerimônia de premiação foi realizada durante a 4ª Conferência Lei da Empresa Limpa, em Brasília, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e contou com a presença da ministra da Advocacia Geral da União, Grace Mendonça, do ministro da Justiça, Torquato Jardim e do ministro substituto da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Campos Rosário. A agência foi representada por Bob Vieira da Costa, sócio-presidente da nova/sb.

“A nova/sb foi a primeira agência de publicidade a receber o selo Pró-Ética, no ano passado, e, agora, novamente, somos reconhecidos. Isso é muito importante para nós, que temos a cultura do compliance já cristalizado no nosso dia a dia”, diz Bob Vieira da Costa. “O processo para a escolha das empresas que recebem o selo Pró-Ética é muito exigente. Tivemos de entregar um número significativo de informações e documentos que foram submetidos a uma rigorosa análise da equipe avaliadora.”

De acordo com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, do total 375 empresas que tentaram o prêmio este ano, 198 preencheram os requisitos, 171 foram avaliadas por cumprirem as exigências e apenas 23 conseguiram ser aprovadas e receber o selo. Na área de comunicação, 39 solicitaram o acesso, 13 finalizaram o questionário, 11 foram avaliadas e somente a nova/sb recebeu o selo. “Essa premiação é a prova de que é possível o desenvolvimento das empresas de forma ética. E esse de fato é o caminho para o crescimento e o desenvolvimento do país”, afirmou a ministra Grace Mendonça.

Programa de Integridade Corporativa – Os funcionários da nova/sb são frequentemente submetidos a diversos tipos de treinamento, por meio do qual são explicadas, de maneira didática e acessível, todas as regras de conduta da agência. O Programa de Integridade Corporativa pode ser acessado por qualquer pessoa no site da agência.

Sobre o Pró-Ética – A iniciativa consiste em fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independente do porte e do ramo de atuação, mostram-se verdadeiramente comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e outros tipos de fraudes.

O questionário de avaliação do Pró-Ética é separado por área: comprometimento da alta direção e compromisso com a ética; políticas e procedimentos; comunicação e treinamento; canais de denúncia e remediação; análise de risco e monitoramento; e transparência e responsabilidade no financiamento político e social. A empresa que alcançar pontuação igual ou superior a 70 pontos (do máximo de 100) e, cumulativamente, atingir o mínimo de 40% em todas as áreas do questionário estará habilitada a compor a lista Pró-Ética.

Após o preenchimento do questionário, é necessário aguardar a avaliação do comitê gestor do Pró-Ética, composto pela Confederação Nacional de Indústrias (CNI), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), BM&F Bovespa, Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Instituto de Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, recentemente, Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO).

As empresas selecionadas passam a contar com uma série de benefícios: reconhecimento público de comprometimento de prevenção e combate à corrupção; publicidade positiva para a empresa, com o uso do selo do Pró-Ética; e avaliação do programa de integridade, com análise detalhada das medidas implementadas. A lista é anual, e a adesão, voluntária. Os pedidos são avaliados por um comitê gestor, presidido, alternadamente, pela (Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Instituto Ethos e composto por mais oito instituições dos setores público e privado reconhecidas no meio empresarial.

A nova/sb – Entre as maiores agências de publicidade do país, ganhou um Leão no Festival de Cannes, com a campanha Sons da Conquista para a CAIXA. Em maio deste ano, também foi premiada com três Clio Awards, o Globo de Ouro da publicidade mundial. Conta com escritórios em São Paulo, Brasília, Cuiabá e Rio de Janeiro, somando mais de 180 profissionais.

É responsável pela iniciativa de Comunicação de Interesse Público, o Comunica Que Muda, que tem aprofundado a discussão sobre temas polêmicos e de grande impacto, premiado este ano no Social Media Week de São Paulo. Os temas são: descriminalização da maconha, suicídio, lixo, uso do carro e intolerância. O CQM tem uma forte presença digital, com blog e redes sociais (YouTube, Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest). Essa iniciativa segue tradição pioneira, iniciada em 2006, pela agência de contribuir com os debates e transformações sociais.