Featured image for “Agosto Lilás”

Agosto Lilás

Saber identificar sinais de risco e situações de violência é o primeiro passo para enfrentar a misoginia e construir um país mais seguro, justo e com igualdade para todas as mulheres. Com o objetivo de mobilizar a sociedade para esse propósito, o Ministério das Mulheres lançou a campanha nacional “Brasil sem violência contra a mulher. Brasil com respeito”. A ação faz parte da programação do Agosto Lilás – mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Os materiais da campanha trazem as diferentes formas de violência – física, psicológica, moral, patrimonial, sexual, política, entre outras – e as desigualdades que as mulheres enfrentam em seu cotidiano. Também contempla a divulgação do Ligue 180, serviço público e gratuito do Governo Federal que informa, orienta sobre direitos e serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de violência, acolhe e encaminha denúncias.

“A campanha mostra que a misoginia é a raiz de todas as formas de violência contra as mulheres e também das desigualdades de gênero. Com números tão graves de feminicídio e violência sexual no país, atingindo uma quantidade tão significativa de meninas, esperamos que, cada vez mais, todas as pessoas – e não apenas mulheres – saibam identificar e agir contra as diversas situações de misoginia presentes em nossa sociedade, seja buscando ou oferecendo apoio, seja denunciando”, comenta a ministra das mulheres, Cida Gonçalves.

O vídeo de 30 segundos traz frases com situações e mensagens nas quais a violência e a desigualdade podem estar presentes. Uma mulher se maquiando para esconder um machucado, outra que ganha 22% a menos que o colega homem, uma deputada ameaçada nas redes sociais e, na sequência, a mensagem em off  “Tem dúvida se algo passou do ponto?” Ligue 180. Informe-se, denuncie. Essas e outras situações estão presentes também em um spot para rádio, cards para redes sociais, cartazes e material impresso. A campanha nacional Agosto Lilás foi criada para divulgar e reforçar as medidas de enfrentamento à violência contra mulher. 

PEÇAS

Ficha Técnica

Agência: NOVA/SB
Cliente: MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
Campanha: AGOSTO LILÁS
VP de Criação: THOMAZ MUNSTER
Direção de Criação: PAULO LIMA
Direção de Arte: ADOLFO PALHARES
Redator: AMANDA LOURENÇO
Direção de Atendimento: ANA PAULA TERRA
Atendimento Agência: MARINA MORAIS e FRANCISCO BRASIL
Direção de Mídia: ESTANLEY CUNHA
Estratégia de Mídia: FERNANDA TONELLI e ERICA CASTRO
Direção de Planejamento: LUCAS GARBULHA
Planejamento: RENATA PRADO
Produção gráfica: TICIANA ROCHA E RAFAEL TOSCANO
Produção digital: JONATHAS GOMES e KAROLINE COSTA
RTV: CAROLINA MARTINS e RAFAEL SOUSA
Produtora de vídeo: ZEFINI PRODUCAO E FINALIZACAO LTDA
DIRETOR DE CENA: LEONARDO REIS CARDOSO
MOTION: ODAIR BENFICA
Produtora de áudio: AUDIOTECH PRODUCAO DE AUDIO LTDA
Aprovação Cliente: EMERSON MUZI, CÁTIA SIQUEIRA E EUCIMEIRE SILVA


Compartilhar: